715.387.5006
Todos os dias, das 9h ás 19h.

Poupar dinheiro no Ar Condicionado

O ar-condicionado é um aparelho extremamente eficaz para se obter as temperaturas desejadas dentro de uma determinada divisão. Em ocasiões em que as temperaturas naturais se revelem intoleráveis, o ar-condicionado pode ajudar a amenizar o ambiente, providenciando assim uma atmosfera muito mais agradável. No entanto, e ainda que este seja um aparelho verdadeiramente útil, a verdade é que pode, também, revelar-se uma comodidade extremamente dispendiosa, não só no que diz respeito a reparações e manutenções, como também a consumos energéticos. Apesar de todos os gastos inerentes à utilização de um ar-condicionado, é possível reduzir os custos associados ao mesmo, bastando, para isso, adoptar umas simples medidas. 

 

Tenha atenção às janelas

 

Sempre que tiver o ar-condicionado a funcionar, certifique-se de que todas as portas e janelas se encontram devidamente fechadas. Isto fará com que o ar-condicionado trabalhe de um modo mais eficiente e atinja mais facilmente as temperaturas desejadas, quer no verão, quer no inverno. 

 

Posicione correctamente o ar-condicionado

 

Escolher correctamente o local onde o ar-condicionado será instalado poderá ajudá-lo a poupar imensa energia. Por exemplo: aconselha-se que instale sempre o seu ar-condicionado longe de candeeiros e aparelhos que produzam calor, uma vez que o calor emitido pelos mesmos forçará o ar-condicionado a trabalhar mais, potenciando assim um gasto energético muito mais elevado. Aconselha-se, também, que utilize sempre lâmpadas económicas nas divisões onde o ar-condicionado estiver instalado, uma vez que produzem menos calor. 

 

Verifique o aparelho com frequência

 

Aconselha-se que verifique o estado do seu aparelho com a maior regularidade possível. É frequente as saídas do ar-condicionado ficarem obstruídas com sujidade e objectos, o que contribui para um consumo energético menos eficiente. Para evitar isto, basta manter-se atento ao estado do seu aparelho, de modo a certificar-se de que o mesmo está a operar em boas condições. Limpezas regulares são, também, altamente recomendadas, uma vez que irão maximizar o potencial do seu ar-condicionado e fazê-lo trabalhar de um modo mais eficaz, poupando assim muita energia. 

 

Atenção à unidade exterior

 

Em casos em que o ar-condicionado possua uma unidade exterior, é importante adoptar alguns cuidados com o seu posicionamento. Certifique-se de que as unidades não se encontram muito próximas uma da outra, pois isto poderá gerar um cenário de concentração muito elevada de calor que favorecerá o aumento do gasto energético, resultando assim numa despesa mensal muito mais elevada. 

 

Desligue os equipamentos quando não estiver em casa

 

Desligar todos os aparelhos electrónicos da sua habitação sempre que sair é uma medida de especial importância para poupar dinheiro no ar-condicionado, especialmente de verão, uma vez que o funcionamento de diversos aparelhos ao mesmo tempo pode contribuir para aquecer demasiado a casa, forçando assim o ar-condicionado a trabalhar mais. Isto, por sua vez, originará gastos energéticos extremamente elevados. 

 

Evite a utilização excessiva do ar-condicionado

 

Por maior que possa ser a tentação, evite ter o ar-condicionado sempre ligado. Se pretende realmente poupar, então o indicado é utilizar o ar-condicionado apenas em situações que se revelem verdadeiramente necessárias, como é o caso em dias de temperaturas muito extremas.