715.387.5006
Todos os dias, das 9h ás 19h.

Os efeitos do ar-condicionado nas plantas

O ar-condicionado é, hoje em dia, encarado como uma comodidade quase indispensável para um elevado número de pessoas. Dotados da capacidade de gerar um ambiente e temperaturas mais agradáveis através de um processo cuidado de condicionamento do ar, este aparelho revela-se particularmente importante em épocas caracterizadas por temperaturas muito extremas. Em determinados países, viver sem ar-considerado pode revelar-se um grande obstáculo, o que te contribuído para a crescente popularidade deste aparelho. No entanto, apesar da sua importância para a manutenção de um ambiente tratado e confortável, o ar-condicionado pode revelar-se extremamente prejudicial para determinadas plantas. Por essa razão, é importante que tenha  este factor em atenção antes de optar por proceder à compra de um ar condicionado para a sua habitação. 

 

De que forma pode o ar-condicionado afectar as plantas?

 

As plantas apresentam a capacidade de melhor significativamente a qualidade do ar, através da produção de oxigénio e elevação dos níveis de humidade, o que acaba por exercer um impacto bastante favorável nas vias respiratórias. No entanto, quando posicionadas na mesma divisão de um ar-condicionado, certas plantas podem perder algumas das suas propriedades e acabar até mesmo por morrer. 

 

O ar-condicionado apresenta a capacidade de tornar o ar consideravelmente mais seco. Este efeito, por sua vez, pode contribuir para desidratar as folhas de uma planta de forma bastante acelerada, acabando assim por originar queimaduras e outros danos irreversíveis nas mesmas. Em muitos casos, as folhas de uma planta podem mesmo acabar por cair, quando submetidas ao ar produzido por um ar-condicionado. Isto faz com que, a nível geral, não seja muito recomendado que coloque as suas plantas em divisões que possuam um ar-condicionado. 

 

Ainda que este aparelho apresente tendência para afectar negativamente a saúde das plantas, isto não significa que não seja possível um ar-condicionado e uma planta coexistirem na mesma divisão. No entanto, é importante conhecer muito bem as características das suas plantas, de modo a poder determinar se as mesmas podem ou não ser expostas ao ambiente gerado por um ar-condicionado. Existem algumas espécies que sobrevivem bem em ambientes menos húmidos, e por isso não se deixarão afectar pelo ar condicionado. Eis algumas das plantas mais indicadas para casas que possuam este tipo de aparelho:

 

Lírio-da-paz

Espada-de-são-jorge

Aarália

Sheflera

Orelha-de-burro

Árvore-da-felicidade

Hera real

 

Estas são plantas de carácter mais resistente, que podem facilmente ser mantidas em ambientes menos húmidos. Apesar da sua resistência e capacidade de sobreviver sob condições mais adversas, continuará a ser necessário ter alguns cuidados com elas. Mesmo que as mantenha na mesma divisão que um ar-condicionado, recomenda-se que os mantenha a uma distância considerável, de modo a que o ar emitido pelo mesmo não bata directamente contra as plantas. Ao fazê-lo, conseguirá preservar eficazmente a saúde das suas plantas. E lembre-se: Nunca adquira qualquer tipo de planta sem antes ter a certeza absoluta de que a mesma conseguirá sobreviver facilmente ao ambiente gerado pelo ar-condicionado. E se começar a aperceber-se de mutações na sua folhagem, mude-as de local o mais rapidamente possível, de modo a evitar a sua morte.