715.387.5006
Todos os dias, das 9h ás 19h.

Como evitar choques térmicos?

O ar-condicionado é um aparelho que, para que possa surtir o efeito desejado sem quaisquer tipos de riscos para a saúde, necessita de ser instalado e utilizado com o máximo de cuidado possível. A sua utilização requer um grande sentido de responsabilidade, caso contrário muitos são os problemas que poderão surgir da sua utilização. 

 

Um dos problemas mais recorrentes originados pela utilização do ar-condicionado é o choque térmico. Isto acontece quando ocorre uma mudança drástica de temperatura corporal. Em temperaturas elevadas, as artérias tendem a dilatar. Ao passarmos de um espaço quente para um com temperaturas muito mais baixas, as artérias contraem-se rapidamente, afectando assim a qualidade da circulação sanguínea. Isto, por sua vez, contribuirá para o aumento repentino da pressão arterial, exigindo assim um maior esforço por parte do coração para que o sangue possa ser bombeado para todas as regiões do corpo. 

 

Os sintomas podem variar desde um pequeno incómodo até mesmo à paragem cardíaca, dependendo muito da severidade do choque térmico. Para evitar cenários deste tipo e salvaguardar a sua saúde, é importante que tenha alguns cuidados essenciais com a utilização do seu ar-condicionado, quer seja no carro, quer seja em casa:

 

- Prefira temperaturas que oscilem entre os 21 e os 25 graus. Uma vez que são temperaturas amenas, ajudarão a evitar choques térmicos muito drásticos. Temperaturas muito acima ou muito abaixo destes valores acabarão sempre por exercer um impacto negativo na sua saúde, por isso deverá evitá-las a todo o custo.

 

- Ao sair do banho, seque-se bem e agasalhe-se antes de entrar numa zona da casa que esteja climatizada. Ao não fazê-lo, estará a aumentar consideravelmente o risco de vir a sofrer um choque térmico bastante severo, daí ser importante ter sempre muito cuidado com esta situação. 

 

- Evite entrar e sair um elevado número de vezes num curto espaço de tempo de um ambiente climatizado, uma vez que estas variações repentinas de temperatura poderão dar origem a efeitos adversos e fazer com que se sinta mal. 

 

- Ande bem agasalhado, mesmo durante as estações mais quentes do ano. Se estiver a trabalhar num local que possua ar-condicionado, é importante que tenha à mão as peças de roupa necessárias para que se possa sentir confortável no ambiente em questão. Isto ajudará eficazmente a prevenir choques térmicos. 

 

- Evite entrar muito suado em espaços com temperaturas mais baixas. Se vier do exterior, num dia de muito calor e estiver bastante suado, é importante tentar evitar entrar em zonas que possuam um ar-condicionado ligado em temperaturas muito baixas. Para evitar situações deste tipo, dê preferência a peças de vestuário que permitam a evaporação do suor. Isto ajudará a reduzir as probabilidades de vir a experienciar um choque térmico ao entrar em contacto com o ambiente gerado or um ar-condicionado. 

 

- Alguns minutos antes de sair, aconselha-se que desligue o ar-condicionado. Isto é particularmente importante caso a temperatura no exterior esteja muito elevada. Ao esperar alguns minutos antes de sair, estará a dar ao seu corpo a oportunidade de aumentar um pouco a sua temperatura, o que contribuirá para evitar choques térmicos passíveis de originar reacções adversas no organismo.