715.387.5006
Todos os dias, das 9h ás 19h.

As diferenças entre o ar-condicionado e o climatizador

Dotados de funções muito semelhantes, o ar-condicionado e o climatizador são,  frequentemente, confundidos um com o outro. Ainda que possam, em certas situações, suprimir necessidades idênticas, estes aparelhos possuem características completamente distintas e especificações muito próprias, pelo que, é extremamente importante aprender a diferenciá-los corretamente antes de optar pelo compra de um ou de outro. 

 

Climatizador

 

- O climatizador conta com um ventilador interno que atua no sentido de reduzir a temperatura ambiental através da sucção do ar para o interior do seu compartimento, Este processo permite evaporar a água que se encontra dentro do ventilador, lançando assim gotículas de água para o ar, que contribuirão para arrefecer os espaços onde o climatizador se encontra inserido. 

 

- Representa um aparelho de carácter muito mais ecológico do que o ar-condicionado, sendo, por isso, a alternativa indicada para quem se preocupa com a preservação da integridade da atmosfera. Da mesma forma, o climatizador constitui uma solução mais segura para o organismo humano. 

 

- O consumo de energia do climatizador é consideravelmente inferior ao do ar-condicionado, permitindo assim poupar quantias bastante significativas de dinheiro ao final do mês.

 

- O climatizador permite amenizar a temperatura de uma determinada divisão sem que a mesma necessite de estar fechada para que as temperaturas sejam devidamente mantidas. 

 

- As placas presentes nos climatizadores, responsáveis pela evaporação da água, tendem a revelar-se extremamente duradouras, podendo ir facilmente para além dos 5 anos sem dar qualquer tipo de problemas. Isto contribuirá para que a manutenção de um climatizador acabe por se revelar muito pouco dispendiosa.

 

- O ar emitido pelo climatizador é renovável, o que funciona no sentido de promover um ambiente muito mais seguro e agradável a nível geral.

 

- Para além de conseguir modificar a temperatura ambiente, o climatizador apresenta, também, a capacidade de humidificar o ar dos espaços onde se encontra.

 

Ar-condicionado

 

- O Ar-condicionado permite controlar com bastante eficácia e precisão as temperaturas do espaço onde está instalado, sendo esta uma das suas maiores vantagens. 

 

- De modo a garantir que as temperaturas pretendidas sejam eficientemente alcançadas, os espaços onde o ar-condicionado se encontra instalado necessitam de estar devidamente fechadas, caso contrário revelar-se-á bastante difícil obter os resultados pretendidos. 

 

- Apesar de algumas das suas vantagens se poderem revelar extremamente úteis, a verdade é que um ar-condicionado pode, também, sair bem mais caro do que um climatizador, uma vez que o seu consumo de energia costuma ser bastante elevado, o que faz deste um aparelho não recomendado para quem possui dificuldades financeiras, e por isso procura poupar nos seus gastos energéticos. 

 

- Ao não permitir a renovação do ar, este aparelho tende a contribuir para a produção de um ambiente mais poluído, podendo assim apresentar alguns perigos para a saúde de determinadas pessoas. 

 

- O ar-condicionado constitui uma alternativa mais viável para espaços fechados e de grande dimensão, daí ser tão utilizado em superfícies comerciais, uma vez que é bastante eficaz na manutenção da temperatura pretendida dentro de divisões que apresentem as condições ideais para o seu funcionamento. O climatizador, em contrapartida, costuma produzir resultados mais satisfatórios em espaços de menor dimensão, como é o caso das divisões de um apartamento.